Skip to main content

A implantodontia é um método de reabilitação oral para pacientes edêntulos totais ou parciais, que visa restabelecer a funcionalidade do sistema estomatognático de pacientes que por vários motivos perderam dentes. Para que o tratamento se desenvolva corretamente é preciso que o implante se osseointegre ao osso, e posteriormente seja concluído com a fase protética. O implante dentário também precisa apresentar algumas características e propriedades específicas para que se obtenha o sucesso no tratamento. Você sabe quanto custa um implante dentário? Vamos conhecer um pouco mais a respeito.

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é uma peça de titânio ou outro material biocompatível, como a zircônia por exemplo,  que é inserido no da maxila ou mandíbula para substituir um dente ausente. 

 “Leia mais em: Implantes de zircônia: um novo conceito

Quanto custa um implante dentário?

Certamente essa é a pergunta mais comum feita pelos pacientes. O valor do implante dentário e de um tratamento para instalação de implantes dentários é uma das principais preocupações de quem deseja substituir os dentes perdidos ou as próteses removíveis.  Mas, antes de se realizar uma avaliação com profissional capacitado, é difícil estipular um valor preciso, afinal, o tratamento é composto por diversas etapas e os materiais e produtos envolvidos podem variar muito.

Para a obtenção de  preço definitivo, é necessário uma avaliação clínica e de exames radiológicos e tomográficos, para entender melhor as condições orais do paciente e elaborar um plano de tratamento adequado e específico, para que seja um tratamento seguro e confiável, já que cada paciente possui necessidades diferentes, para que se possibilite a realização da instalação de implantes dentários. 

Já conhece nossos artigos mais acessados?

Navegue pelo site e se mantenha informado sobre todos os assuntos relacionados a este tema!

  1. Qual a diferença e o que é osteocondução e osteoindução?
  2. Como funciona enxerto ósseo dentário com membrana?
  3. Membrana PTFE: o que você precisa saber
  4. O que é o bloqueio do nervo alveolar inferior?
  5. Regeneração óssea guiada: tudo sobre essa técnica
  6. Quanto tempo leva para cicatrizar um enxerto ósseo
  7. Neoformação óssea: O que é e como funciona?
  8. Consolidação óssea: Saiba como é o processo
  9. Membrana de Schneider: o que é?
  10. Levantamento do seio maxilar: quando é indicado?

Implante dentário valor 2023: Qual o preço médio?

Com base em preços médios atuais e pesquisas de mercado em relação ao valor de um implante dentário 2023, o tratamento de instalação de implantes por elemento pode variar de R$ 1.700,00 a R$ 2.900,00. Obviamente, esses valores dependem da qualidade do material do implante, da capacitação do profissional, da área e local em que se localiza a clínica e também se o orçamento em questão é feito em unidades de franquias de redes odontológicas.

Como posso escolher a opção mais segura?

Sem sombra de dúvidas, a melhor opção é aquela em que o paciente sente segurança na realização do tratamento. A escolha de um profissional capacitado, que entenda a necessidade e faça o planejamento da melhor forma é extremamente importante. Em relação à qualidade dos materiais, atualmente há uma infinidade de marcas comerciais de implantes dentários, tanto importadas quanto nacionais, e em ambas situações há produtos de excelente qualidade.

“Leia mais sobre: Quais são os tipos de implantes dentários?”

Como funciona o passo a passo?

O processo de instalação de implantes dentários envolve algumas etapas, que podem variar dependendo da complexidade do caso e das necessidades específicas do paciente. Em geral, o processo de implantodontia funciona da seguinte maneira:

  1. Avaliação e planejamento;
  2. Cirurgia de instalação:
  3. Osseointegração;
  4. Colocação da prótese dentária;
  5. Acompanhamento.

É um procedimento seguro?

O processo é geralmente seguro e eficaz, e pode ajudar a melhorar a função e a aparência do paciente, bem como a qualidade de vida do mesmo. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e pode apresentar desafios específicos, por isso é essencial escolher um cirurgião-dentista experiente e confiável para realizar o procedimento, além de seguir cuidadosamente as instruções de cuidados pós-operatórios para garantir uma recuperação adequada e minimizar o risco de complicações.

“Entenda a diferença entre o custo e o valor do implante dentário, Aqui!

Qual o valor de um implante dentário: Considerações Finais

O ramo da Implantodontia está em crescente ascendência e muitas tecnologias estão ajudando-a a se tornar mais precisa, segura e eficaz. É imprescindível a escolha de um cirurgião-dentista que esteja atualizado com as mais recentes técnicas para garantir o melhor resultado possível do procedimento. A tecnologia e as técnicas disponíveis permitem aos cirurgiões-dentistas planejar e realizar implantes dentários de forma mais precisa, segura e personalizada do que nunca.

Para conhecer equipamentos cirúrgicos odontológicos com alta tecnologia empregada, entre em contato com o time de consultores da Implantec e saiba mais.