Skip to main content

Toda reabilitação odontológica passa por etapas de tratamento. A prótese fixa sobre implante é uma delas. Logo após a fase cirúrgica de instalação dos implantes e do processo de osteointegração, podemos dar seguimento à reabilitação protética porém, existem muitos questionamentos, principalmente a respeito de como proceder com o tratamento protético sobre o implante. Muitas dessas indagações referem-se às vantagens, desvantagens e limitações da cimentação ou da fixação por meio de parafuso da coroa protética sobre o pilar do implante.Vamos entender mais sobre o assunto?

O que é prótese fixa sobre implante?

A prótese fixa sobre implante é uma solução de tratamento odontológico utilizada para substituir uma região em que já foram instalados implantes dentários. As próteses podem ser fixadas diretamente em um ou mais implantes dentários, e podem ser também implantossuportadas cimentadas ou parafusadas.

Entenda sobre Prótese Protocolo: o que você precisa saber

Dentista explicando ao paciente como é realizado o procedimento de implante dentário

Dentista explicando ao paciente o procedimento de implante dentário

Tipos de próteses fixas sobre implante

Quando se trata de substituir dentes perdidos, as próteses fixas sobre implantes são uma opção altamente eficaz e duradoura. Essas próteses oferecem uma solução estável e natural que restaura a estética e a função dos dentes.  Aprenda sobre as características de prótese e descubra qual pode ser a melhor opção para você proporcionar um sorriso completo e confiante.

Prótese sobre implante parafusada:

  • Vantagens: facilidade de remoção sempre que necessário, permitindo reintervenção cirúrgica, reparo e/ou modificação da prótese e possibilitando a avaliação da higiene oral e a sondagem do tecido perimplantado. Por permitir menor espaço resultante entre a prótese e o implante, os tecidos moles ao redor do implante respondem mais favoravelmente para coroas retidas a parafuso,
  • Desvantagens: ausência de passividade nas próteses parafusadas resulta em grande concentração de estresse ao redor do implante e se o desajuste foi muito grande, a remodelação pode levar à perda do parafuso e do osso ao redor do implante e, consequentemente, à perda do implante.

Prótese sobre implante cimentada:

  • Vantagens: os componentes usados nesse tipo de restauração são mais baratos, o tempo odontológico é menor e a estética é superior. Na prótese cimentada a concentração de forças se distribui ao longo dos tecidos de suporte e o assentamento passivo é mais fácil para esse tipo de prótese.
  • Desvantagens: há a necessidade de remover o cimento em excesso, pois pode afetar a saúde peri-implantar e exige um tempo maior de trabalho do cirurgião-dentista. A remoção desse tipo de prótese fica mais dificultada, de acordo com o tipo de cimento utilizado.

Conheça mais a fundo sobre Tipos de implantes dentários

Como escolher o melhor tipo de prótese?

A escolha entre uma prótese cimentada ou parafusada sobre implantes pode ter um interesse pessoal do profissional, ou do paciente, didaticamente por situações clínicas específicas e até mesmo a relação custo-benefício pode ser considerada.

Uma cuidadosa análise das vantagens e desvantagens das próteses parafusadas e cimentadas, do espaço protético, da inclinação do(s) implante(s) e da profundidade gengival do implante, levará a uma correta seleção do pilar, independentemente do sistema utilizado.

A decisão final sobre que tipo de fixação utilizar em próteses implantossuportadas está diretamente relacionada ao conhecimento que o profissional possui sobre cada uma delas, e essa decisão deve ser tomada com base em um plano de tratamento criterioso, que englobe experiência e capacidade do profissional, bem como as necessidades físicas e psicológicas do paciente.

Após quanto tempo ocorre a instalação da prótese?

O tempo necessário para colocar uma prótese fixa sobre o implante depende de diversos fatores, como o número de implantes colocados, a saúde bucal do paciente e o tipo de prótese a ser fixada. Em geral, após a instalação do implante, é necessário esperar o período de osseointegração e esse período pode variar de três a seis meses. Depois desse período, o dentista pode avaliar se o implante está integrado corretamente e se a prótese pode ser fixada.

Em alguns casos, pode ser possível realizar uma carga imediata, que permite que uma prótese provisória seja fixada logo após a colocação do implante. No entanto, isso depende da avaliação do profissional e da condição do paciente. 

Higienização e acompanhamento da prótese

Após a instalação da prótese ou das próteses, a higienização deve ser ensinada e além de tudo, motivada. A placa bacteriana que se forma sobre superfícies artificiais não difere significativamente na microbiologia e assim, a limpeza deve ser minuciosamente realizada nos dentes remanescentes e sobre as superfícies protéticas. 

A maioria das pessoas têm dificuldades associadas à escovação, porém, a motivação, a frequência, a técnica aplicada, a duração e a força aplicada são fatores que influenciam na eficiência de remoção de placa bacteriana. O uso do fio dental como complemento à escovação auxilia na remoção de placas bacterianas e a utilização do mesmo associado à escova de dentes manual remove a placa bacteriana significativamente melhor que a utilização da escova manual isoladamente.

Para utilizar o fio dental nos dentes artificiais de próteses unidas, ele deve ser inserido com o auxílio de um passa-fio entre o dente natural e o primeiro dente artificial e passado suavemente ao redor do dente, movimentado para cima e para baixo, penetrando no sulco gengival.

Além da orientação de higienização, o paciente deve ser orientado também quanto aos retornos periódicos, que devem ser aproximadamente a cada seis meses para avaliar a retenção, higienização e necessidade de reembasamento das próteses. A manutenção de uma boa higiene oral é indispensável para se alcançar o sucesso a longo prazo. O controle posterior à instalação das próteses deve ser uma etapa importante e periódica, devendo ser sempre realizada de forma criteriosa e rigorosa. 

“Você sabe qual a diferença entre prótese fixa e prótese removível? Veja neste conteúdo!”

Considerações Finais: Prótese fixa sobre implante

Ao considerar a colocação de uma prótese fixa sobre implante, é importante avaliar os benefícios e lembrar que cada caso é único e que os resultados podem variar de acordo com a condição bucal do paciente e o tipo de prótese escolhido.

A escolha entre a prótese implantossuportada parafusada e a prótese implantossuportada cimentada pode ser interesse pessoal do profissional ou do paciente ou por situações clínicas específicas, pois ambos os modelos apresentam vantagens, desvantagens e limitações que devem ser conhecidas e respeitadas para o sucesso do tratamento.

Gostaria de saber mais sobre o tema ou conhecer os produtos disponíveis na Implantec Brasil? Entre em contato com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.