Skip to main content

Muitas reabilitações que surgem no consultório odontológico apresentam um grau de complexidade em que são necessários outros tipos de abordagem cirúrgica. Pacientes com arcadas completamente edêntulas, perdas ósseas e má adaptação de próteses mucossuportadas são pontos a serem levados em consideração para a escolha do melhor plano de tratamento. A prótese protocolo é um tipo de prótese dentária que é suportada por implantes dentários, ou seja, é uma prótese que pode ser removível ou fixa parafusada aos implantes dentários e foi projetada para substituir os dentes que o paciente perdeu em uma ou ambas as arcadas dentárias. Vamos aprender um pouco mais e esclarecer tudo que você precisa saber?

O que é uma prótese sobre implante?

Primeiramente, precisamos entender o que é uma prótese sobre implante. É um tipo de prótese dentária suportada por implantes dentários, que são instalados através de um procedimento cirúrgico.

A prótese sobre implante é uma ótima opção para pessoas que perderam um ou mais dentes e desejam uma solução permanente e estável do que as próteses removíveis tradicionais, como as dentaduras. Existem dois tipos principais de prótese sobre implante:

  1. Prótese dentária fixa sobre implante: também conhecida como prótese dentária fixa, é uma prótese permanente que é parafusada ou cimentada aos implantes dentários. 
  2. Prótese dentária removível sobre implante: também conhecida como overdenture, é uma prótese removível que é fixada aos implantes dentários usando encaixes de pressão ou outros tipos de conectores. A prótese pode ser facilmente removida para limpeza e manutenção.

 

Afinal de contas, o que é o famoso protocolo?

Também conhecida como prótese total fixa implantossuportada, as populares próteses tipo protocolo são as preferidas pelos pacientes pois proporcionam maior eficiência mastigatória e conforto, menos reparo e manutenção. Com a utilização de implantes nos arcos totalmente desdentados  tornou-se  possível  a  confecção  de  próteses  que  suprem as limitações das próteses mucossuportadas,  que  se  caracterizam  por  baixa  retenção  e  estabilidade. 

Existem diferentes modelos de próteses fixas sobre implantes e a escolha do mais adequado depende da  quantidade  de  implantes a serem instalados  no  arco.  O  modelo  clássico  é a prótese tipo protocolo definida por Branemark, que  se  caracteriza pela colocação de 4 a 6 implantes na região anterior da mandíbula, entre os forames mentuais, e  mais um distalmente em ambos os lados para substituir os dentes posteriores. Na maxila recomenda-se a colocação de 6 a 8 implantes. Para este tipo de prótese utiliza-se uma infra estrutura metálica e uma base de resina unindo os dentes de resina acrílica.

Quais são as vantagens?

A reabilitação de pacientes com arcos totalmente desdentados por meio de uma prótese fixa proporciona adicionalmente a vantagem psicológica de agir e dar a sensação similar aos dentes e gengivas naturais e os façam sentir mais seguros, melhorando também a qualidade de vida.

O  aspecto  estético e funcional  é  outra  razão  responsável pela preferência dos pacientes pelas próteses fixas. 

Quais são as desvantagens?

Um ponto negativo em relação ao benefício de se ter uma prótese fixa é que, eliminando a característica removível das overdentures, a prótese protocolo passa a  exigir um cuidado e controle de biofilme bacteriano mais avançado.

São também próteses que possuem um maior custo e uma técnica de confecção  mais  difícil,  desde  o  planejamento  cirúrgico-protético.

Qual a longevidade das próteses protocolo?

Alguns estudos que acompanharam a longo  prazo a instalação de  próteses totais fixas por implantes na maxila têm demonstrado uma taxa de sobrevivência dos implantes variando de 95,5 a 97,9%. Este dado torna esse tipo de abordagem uma opção de tratamento com validade científica.

Portanto, para que essas próteses sejam corretamente indicadas e alcancem o nível de sucesso esperado tanto do paciente e do profissional, é importante que o mesmo tenha pleno conhecimento de suas características e domine a técnica, que envolve tanto procedimentos  cirúrgicos  quanto  protéticos, e assim ter  uma boa previsibilidade nos resultados.

Para que se tenha uma boa longevidade e sucesso, o procedimento para a colocação de uma prótese protocolo geralmente envolve as seguintes etapas:

  1. Consulta com um implantodontista: um especialista avaliará a condição oral do paciente e determinará se ele é um candidato elegível para a prótese protocolo;
  2. Cirurgia de instalação dos implantes: o paciente será submetido a uma cirurgia para instalar os implantes dentários nas áreas planejadas da arcada dentária. Em seguida, será necessário um período de cicatrização para permitir que os implantes obtenham a osseointegração ao osso.
  3. Moldagem: após a cicatrização dos implantes, será feita uma moldagem da boca do paciente para criar um modelo e a posterior confecção da prótese personalizada.
  4. Colocação da prótese: a prótese protocolo é fixada aos implantes usando parafusos ou cimentos dentários específicos.
  5. Ajustes finais: o profissional fará ajustes finais na prótese protocolo para garantir que ela esteja confortável e com função adequada.

Quais são os cuidados após a instalação da prótese?

Após a colocação da prótese protocolo, o paciente deve seguir as instruções do cirurgião-dentista para prolongar a vida útil da prótese e manter a saúde bucal. Os cuidados podem incluir escovação regular, uso de irrigadores orais e visitas regulares ao dentista para exames e profilaxias, bem como evitar alimentos duros e  que possam danificar a prótese.

Considerações finais

As próteses tipo protocolo são uma ótima opção para pessoas que perderam todos os dentes das arcadas e desejam melhorar sua aparência, fala e capacidade de mastigação. É importante levar em consideração o estilo de vida, necessidades e preferências pessoais. Uma consulta com um cirurgião-dentista especialista pode ajudar a determinar a melhor opção, tanto cirúrgica como protética, para garantir uma aparência natural, conforto e funcionalidade duradouros.

Em resumo, as próteses protocolos podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, fazendo-os se sentirem mais seguros e com naturalidade.

Encontre os melhores materiais e produtos para procedimentos cirúrgicos odontológicos e garanta uma boa instalação de prótese dentária com a Purgo, entre em contato agora mesmo!