Skip to main content

Conheça os diferentes tratamentos de Odontologia Estética e como eles podem melhorar a saúde bucal.

A odontologia estética é uma área da Odontologia que se dedica a melhorar a aparência dos dentes e do sorriso. Envolve o uso de diversas técnicas e procedimentos, proporcionando um sorriso mais estético e saudável. É a área que mais tem ganhado popularidade entre os pacientes, uma vez que um sorriso bonito tem um impacto significativo na autoestima e na confiança das pessoas.

Objetivo

Um dos principais objetivos da odontologia estética é criar um sorriso harmonioso, com dentes bem alinhados, coloração clara e não menos importante: saudáveis. Para isso, envolvem diversas técnicas e procedimentos como clareamento dental, restaurações estéticas, facetas de porcelana, facetas de resina, ortodontia estética, entre outros.

Além desses procedimentos, a odontologia estética também envolve o planejamento estético do sorriso, que engloba uma análise detalhada da face, dos dentes e das gengivas, para determinar o melhor tratamento a ser realizado. O planejamento estético do sorriso leva em consideração diversos fatores, como o formato do rosto, a linha do sorriso, a proporção dos dentes, a saúde dos tecidos de suporte (ossos e gengivas), tudo isso para alcançar um resultado estético satisfatório e personalizado.

Procedimentos

Vamos ver a seguir alguns dos procedimentos que englobam a Odontologia Estética. Vale ressaltar que cada caso é único, e o tratamento mais adequado dependerá das necessidades e desejos individuais de cada paciente. 

  1. Clareamento dental: é um dos procedimentos mais comuns na odontologia estética. Consiste na aplicação de géis a base de peróxido de hidrogênio ou carbamida de diferentes concentrações que removem algumas manchas e o aspecto amarelado dos dentes, deixando-os mais claros e vistosos. O clareamento pode ser feito em aplicações em consultório ou em casa, através de uma placa personalizada, tudo isso sob supervisão do dentista.
  2. Restaurações estéticas: conhecidas também como restaurações diretas, são procedimentos realizados para corrigir cáries, fraturas ou desgastes dentais. Podem ser feitas com resinas compostas, selecionadas de acordo com a cor do substrato dental, para que fiquem bem adaptadas e até mesmo imperceptíveis.
  3. Facetas de porcelana: são laminados finos de porcelana ou dissilicato de lítio, produzidos em laboratório, que são adaptados e cimentados sobre a superfície dos dentes, para corrigir em alterações de fundo de cor, assimetrias de proporção dental, desgastes e em alguns casos para correções de diastemas. Elas são confeccionadas a partir de uma moldagem ou escaneamento prévio, com cores e dimensões específicas para que proporcionem um resultado estético natural. Atualmente, as facetas dentais são consideradas um tratamento minimamente invasivo, pois exigem menos desgaste dos dentes naturais.
  4. Ortodontia estética: utiliza aparelhos de zircônia ou porcelana e alinhadores transparentes para corrigir problemas de alinhamento e posição dental. Esses aparelhos são uma opção estética para pacientes que precisam corrigir ou alinhar os dentes, mas não querem utilizar aparelhos metálicos tradicionais.

Como a Odontologia Estética pode contribuir para a saúde bucal?

A odontologia estética não se limita apenas à melhoria da aparência do sorriso, mas também desempenha um papel importante na promoção da saúde bucal de maneira geral. Embora seja comumente associada à estética, muitos dos procedimentos estéticos têm benefícios funcionais e de saúde. 

O alinhamento dental e a posição correta dos dentes nas arcadas dentárias são fundamentais para garantir uma boa oclusão, mastigação e fonação adequadas. Já as restaurações podem remover e eliminar focos e lesões cariosas, devolvendo saúde e equilíbrio para a cavidade oral. O clareamento dental, que preferencialmente deve ser precedido por uma profilaxia, tem a capacidade de remover biofilme bacteriano e tártaro, restabelecendo a saúde gengival e adequando o paciente às novas instruções de higiene oral.

É importante destacar que a Odontologia Estética não se trata apenas de vaidade ou de busca por uma melhora na aparência, mas também está relacionada à autoestima, confiança e bem-estar em geral. Um sorriso bonito e saudável pode impactar positivamente a qualidade de vida de uma pessoa, aumentando sua autoconfiança, melhorando a comunicação e a interação social.

“De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), ao menos 12 milhões de brasileiros frequentam o cirurgião-dentista para auxiliar na melhor qualidade de vida, levando em consideração a autoestima gerada pelo sorriso.” Leia mais

Quanto custa um implante dentário 2023? 

Considerações Finais

A Odontologia Estética é o ramo responsável em melhorar a aparência dos dentes e do sorriso. Ela engloba uma variedade de técnicas e procedimentos que visam corrigir imperfeições dentárias. Além dos tratamentos estéticos, é essencial manter uma rotina de cuidados diários, incluindo escovação adequada, uso do fio dental e visitas regulares ao dentista para exames e profilaxias, garantindo um sorriso bonito, saudável e duradouro.

Gostaria de saber mais sobre o tema ou conhecer os produtos disponíveis na Implantec Brasil?

Entre em contato com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.