Skip to main content

Os preenchimentos faciais/preenchedores faciais são produtos volumizadores, utilizados por profissionais da área da Harmonização Orofacial para melhorar a aparência facial do paciente. Esses preenchimentos podem ser utilizados para corrigir linhas finas, rugas, sulcos profundos, perda de volume facial e outras irregularidades na pele. A Harmonização Orofacial ou HOF, é uma recente especialidade odontológica, que foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em janeiro de 2019. É uma área da Odontologia que vai além do sorriso, envolvendo assim a face, a pele e estruturas teciduais com terapêuticas estéticas e cosméticas.

O envelhecimento facial

O processo de envelhecimento resulta em modificações nas proporções das estruturas faciais, que durante a juventude apresenta-se como uma forma de trapézio invertido, com o terço médio da face bem definido, e com o passar do tempo os contornos e o volume facial são perdidos, tornando a face com forma de quadrado, além das rugas,  manchas, alterações de textura, flacidez, sulcos, queda da pálpebra superior, entre outros.

O envelhecimento da pele é consequência de múltiplos fatores e podem ser divididos em  intrínsecos e extrínsecos, que são interrelacionados e que contribuem de forma significante para  a  manifestação  dos  principais  sinais  do  envelhecimento:

  1. Envelhecimento extrínseco: também conhecido como fotoenvelhecimento, se deve às excessivas exposições aos raios ultravioletas (UVA, UVB e luz visível), que estimulam a formação dos  radicais  livres,  e  de  outros  fatores  como poluição, tabagismo, álcool e hábitos nutricionais.
  2. Envelhecimento intrínseco: é influenciado por fatores genéticos, sendo natural e inevitável. Com a idade, inicia-se um declínio das funções vitais do corpo, a redução das renovações celulares, os déficits hormonais, a diminuição de melanócitos, a deformação das fibras elásticas e redução da síntese da principal proteína responsável pela sustentação da pele, o colágeno, resultando em uma pele mais fina, com rugas e linhas.

Preenchedores Faciais

Os tratamentos da HOF são cada vez mais promissores e trazem possibilidades de atingir equilíbrio e simetria da face, amenizar o envelhecimento e oferecer qualidade de vida. O crescente emprego desses procedimentos são justificados pelo conhecimento aprofundado que o cirurgião dentista tem a respeito da anatomia facial, e a perspectiva atual de opção por técnicas minimamente invasivas. Entre eles, podemos citar os preenchimentos faciais com ácido hialurônico.

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso organismo através de células que tem função de lubrificação das articulações e evitar atrito entre os ossos, cartilagem e olhos. Foi desenvolvido como preenchedor dérmico em 1989, sendo um produto não imunológico e compatível com a pele. 

Sua permanência no organismo era de curta duração e precisou ser submetido a um processo de cross-linking com o intuito de aumentar o tempo de duração do preenchedor. Foi utilizado para rejuvenescimento facial, restauração de volume e melhora da fisiologia da pele. É um preenchedor reabsorvível temporário, com uma permanência de no mínimo de 18 meses, apresenta baixa taxa de complicações. 

HOF: HARMONIZAÇÃO OROFACIAL – O que é e quais os riscos

Riscos envolvendo os preenchedores faciais

O uso de preenchedores faciais sofreu grande expansão nos últimos anos e o ácido hialurônico na forma injetável conquistou lugar de destaque na prevenção ao envelhecimento e volumização das zonas faciais, sobretudo por sua natureza biocompatível, hidratante e viscoelástica.

Como em qualquer procedimento estético e/ou cirúrgico, existem certos riscos, e o sucesso da aplicação depende sempre do profissional habilitado e do uso de materiais de qualidade. 

Dentre as complicações, podemos citar a presença de nódulos, granulomas, hematomas, isquemia, obstrução de vasos sanguíneos e necrose. As complicações devem ser conhecidas e o profissional deve saber como tratá-las da melhor forma possível para a prevenção de sérios efeitos adversos indesejáveis.

A principal estratégia para evitar intercorrências é a prevenção. O profissional deve ter profundo conhecimento sobre a anatomia facial, sua topografia, sobre os riscos que cada área apresenta e quais estruturas presentes podem ser afligidas e quais consequências esse dano pode trazer. Além disto, a assepsia local é imprescindível para a prevenção de infecções locais. 

Odontologia Estética: Conheça os diferentes tratamentos

Preenchedores faciais: Considerações Finais

A busca pela estética facial tem aumentado a cada dia. Dessa forma, a HOF surgiu como uma especialidade odontológica cujo objetivo é harmonizar o sorriso com a face, através da combinação de diversos procedimentos.  

Os tratamentos que a Harmonização Orofacial na Odontologia proporcionam, melhoram a qualidade da pele, com harmonia e naturalidade e na maioria dos casos, os resultados são satisfatórios.

Com crescente evolução, a sociedade apresenta-se mais vaidosa e preocupada em manter a beleza facial, mesmo o envelhecimento sendo um processo natural.

Gostaria de saber mais sobre o tema ou conhecer os produtos disponíveis na Implantec Brasil?

Entre em contato com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.