Skip to main content

Consultas periódicas ao dentista é fundamental para a prevenção de cáries e outras doenças que podem acometer a saúde bucal. Muitas pessoas retornam de 6 em 6 meses, ou vão apenas uma vez ao ano, mas na verdade, esse intervalo deve ser avaliado e individualizado de acordo com cada caso. Para entendermos mais sobre a prevenção, devemos nos atentar a alguns procedimentos importantes, como a profilaxia e a raspagem supragengival e raspagem subgengival.

 

Como devo chamar: limpeza ou profilaxia?

A profilaxia é popularmente conhecida como limpeza, e é um procedimento realizado pelo cirurgião-dentista que consiste na remoção do biofilme dental (ou placa bacteriana), do tártaro e de manchas superficiais com a ajuda de instrumentos e equipamentos específicos.

É um procedimento simples, normalmente indolor e extremamente importante para a saúde bucal, devendo ser realizado regularmente e com intervalos preconizados pelo profissional. 

Podem ser utilizados:

  1. Curetas e raspadores: São instrumentos cortantes com uma ponta em forma de gancho e/ou cunha;
  2. Ultrassom: É um aparelho que utiliza ondas sonoras, que desprendem e removem tecido mineralizado;
  3. Escovas rotatórias: São instrumentos odontológicos que apresentam cerdas que giram em alta velocidade;
  4. Pastas de polimento: São compostas por partículas abrasivas e é utilizada para polir os dentes.
  5. Jatos de bicarbonato: É um jato de água preciso e direcionado misturado com bicarbonato de sódio.

 

Raspagem supragengival x Raspagem subgengival

As raspagens gengivais consistem na remoção do tártaro acumulado na região interproximal ou na região entre dente e gengival. Elas podem ser divididas em dois grupos: raspagem supragengival e subgengival. Vamos entender a seguir:

  1. A raspagem supragengival é realizada na superfície dos dentes e na região da gengiva marginal. Esse tipo de raspagem é indicado para remover a placa bacteriana e o tártaro que se acumulam de maneira mais superficial e que  podem levar a possíveis problemas dentários, gengivite e outras doenças periodontais.
  2.  A raspagem subgengival é realizada na região de gengiva inserida, em que a placa bacteriana e o tártaro se acumulam e a higienização fica comprometida devido ao difícil acesso para a escovação e o uso do fio dental, o que pode levar à formação de bolsas periodontais.

 

Ambos os procedimentos devem ser realizados pelo dentista ou pelo TSB (técnico em saúde bucal), utilizando técnica, instrumental e equipamento específicos. É importante ressaltar que ambas as raspagens são importantes para manter a saúde bucal e prevenir doenças no futuro.

Para remover o tártaro, normalmente são utilizadas curetas, raspadores e ultrassom clínico. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de anestesia local para diminuir o desconforto do paciente durante o procedimento, exceto na utilização do ultrassom, que é um equipamento que reconhece tecidos duros como o dente e não machuca ou incomoda o tecido gengival. 

Equipamentos modernos como o ultrassom clínico Piezoelétrico, otimizam o tempo de trabalho e minimizam a sensibilidade e incômodo que o paciente pode apresentar, devido à uma tecnologia de feedback system, que regula automaticamente a frequência de acordo com o tecido em contato, cortando somente tecido duro, sem cortar tecido mole.

Quais os benefícios da profilaxia e raspagem supragengival e subgengival?

Os benefícios incluem:

  1. Prevenção de doenças periodontais: As raspagens gengivais são um tratamento eficaz para prevenir e tratar essas doenças, como a gengivite e a periodontite, que podem levar à perdas dentais;
  2. Redução do mau hálito: As bactérias que se acumulam nos dentes e na gengiva podem causar mau hálito;
  3. Prevenção de problemas de saúde sistêmicos: A saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral do corpo. As profilaxias e raspagens podem ajudar a prevenir problemas de saúde e doenças que estão associados à doença periodontal;
  4. Melhoria da saúde bucal: As raspagens gengivais são um tratamento preventivo importante para manter a saúde bucal em geral, pois removem as bactérias e substâncias que podem causar problemas posteriores.

Considerações Finais

A saúde bucal é extremamente importante para a saúde geral do corpo, e a prevenção é a chave para manter os dentes, as gengivas saudáveis e todo o sistema estomatognático. A raspagem supra e subgengival, o uso de escovas rotatórias, pastas de polimento e o ultrassom clínico são algumas das técnicas utilizadas na odontologia para prevenir e tratar doenças bucais.

Muitas tecnologias foram introduzidas e melhoradas no ramo da Odontologia para auxiliar o trabalho do cirurgião-dentista e otimizar os resultados clínicos. Se você é dentista e deseja modernizar o consultório com equipamentos de alta tecnologia, como o Piezo Clínico, o time de consultores da Implantec estará pronto para atendê-lo, entre agora em contato!