Skip to main content

Você sabe me dizer quem não pode fazer implante dentário? Apesar de ser uma ótima opção para substituição de pacientes edêntulos, nem todo mundo é um candidato para implantes dentários. Para ser elegível para o procedimento, é necessário ter uma boa saúde bucal e geral, incluindo gengivas saudáveis ​​e densidade óssea suficiente para suportar o implante. Se o paciente for fumante ou possuir alguma condição médica que afeta a cicatrização óssea, pode ser necessário discutir outras opções de tratamento.

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é uma peça de titânio ou outro material biocompatível, como a zircônia por exemplo, que é inserido no da maxila ou mandíbula para substituir um dente ausente. O procedimento pode levar tempo e requer compromisso e paciência. É importante seguir as instruções do dentista para garantir uma recuperação adequada e um resultado satisfatório.

Descubra também sobre os diferentes tipos de implantes dentários, aqui!

 

Quem não pode fazer implante dentário: Contra indicações

Como em todo e qualquer procedimento cirúrgico, é importante ressaltar que cada caso é único e pode apresentar desafios específicos, mas resumidamente falando, quem não pode fazer implante dentário são pacientes que possuem:

  1. Doenças sistêmicas graves: diabetes e hipertensão arterial não controlada, doenças cardíacas, doença autoimune e distúrbios de coagulação sanguínea: podem ter um risco aumentado de complicações pós-operatórias.
  2. Utilização de medicamentos imunossupressores ou pacientes que passaram por transplantes de órgãos: esses medicamentos podem prejudicar o processo de cicatrização e aumentar o risco de infecção.
  3. Infecções ativas ou crônicas na boca, como periodontite ou abscessos dentários: devem ser tratadas primeiramente antes de se realizar a instalação de um implante dentário.
  4. Gravidez: mulheres grávidas devem adiar o procedimento já que a anestesia e os medicamentos utilizados durante o procedimento podem ser prejudiciais ao feto em desenvolvimento.
  5. Uso prolongado de bifosfonatos: o uso de medicamentos usados para o tratamento da osteoporose e outros problemas ósseos pode afetar a qualidade do osso e aumentar o risco de falha do implante.
  6. Problemas oclusais: problemas oclusais graves, pode não haver espaço suficiente para um implante dentário ou pode haver um risco maior de falha do implante.
  7. Pacientes com pouca densidade óssea na área onde o implante será instalado: pode ser necessário cirurgia prévia de enxerto ósseo.
  8. Pacientes que fumam: pois podem ter um risco aumentado de complicações pós-operatórias e cicatrização comprometida.
  9. Pacientes com idade insuficiente para realizar o implante dentário: o procedimento é considerado seguro em pacientes que já tenham seu desenvolvimento ósseo completo.

Por isso, é essencial escolher um cirurgião-dentista experiente e confiável para realizar o procedimento, além de seguir cuidadosamente as instruções de cuidados pós-operatórios para garantir uma recuperação adequada e minimizar o risco de complicações.

Considerações finais

Os implantes dentários podem oferecer uma segunda chance para aqueles pacientes que perderam dentes e desejam recuperar a função, a confiança em seu sorriso e qualidade de vida, podendo trazer inúmeros benefícios, mas é pertinente considerar todas as propriedades específicas de cada um, juntamente com o plano de tratamento individual do paciente para garantir o melhor e duradouro resultado possível.

É importante que o paciente discuta seus antecedentes médicos completos e quaisquer condições de saúde existentes com o dentista antes de considerar um implante dentário. Isso permitirá que o dentista avalie cuidadosamente a situação e determine se um implante dentário é a opção de tratamento mais adequada e segura para o paciente.

“Saiba diferenciar mitos e verdades sobre implante dentário neste conteúdo.”

Você gostou desse conteúdo e deseja conhecer nossos produtos?

Entre em contato com o time de especialistas, que lhe apresentará o melhor que a Odontologia atual fornece.