Skip to main content

As profilaxias dentárias, popularmente conhecida como limpeza, é um procedimento realizado pelo cirurgião-dentista que consiste na remoção do biofilme dental (ou placa bacteriana), do tártaro e de manchas superficiais com a ajuda de instrumentos e equipamentos específicos. É um procedimento simples, normalmente indolor e extremamente importante para prevenção e para a saúde bucal, devendo ser realizado regularmente e com intervalos preconizados pelo profissional. 

Neste artigo, discutiremos as vantagens envolvidas no uso do ultrassom em profilaxias dentárias, vamos lá?

O uso do ultrassom odontológico

O ultrassom odontológico é uma ferramenta importante para a remoção de depósitos indesejados, como o tártaro e a placa bacteriana, contribuindo para a saúde bucal e a prevenção de doenças periodontais.

Ele opera por meio de vibrações de alta frequência que são transmitidas para uma ponta metálica chamada cureta ultrassônica. Essa ponta vibra rapidamente, fragmentando e removendo o tártaro das superfícies dentárias.  A ação vibratória gera calor e há a necessidade do fluxo constante de água e permite que o tártaro seja quebrado em partículas menores, facilitando sua remoção. Além disso, o ultrassom é capaz de alcançar áreas difíceis de serem alcançadas com as técnicas manuais tradicionais, como os espaços interdentais e as áreas subgengivais.

Profilaxia dentária: Vantagens

O uso do ultrassom odontológico apresenta muitas vantagens, dentre elas podemos citar a sua eficiência e a redução do desconforto para o paciente. As vibrações ultrassônicas tendem a ser menos invasivas e causar menos dor do que as raspagens manuais tradicionais. Isso torna o procedimento mais confortável e tolerável para os pacientes, especialmente aqueles com sensibilidade dental ou com medo de tratamentos dentários.

No entanto, é importante ressaltar que o uso do ultrassom em profilaxias dentárias requer habilidade e experiência por parte do profissional. Uma técnica inadequada ou o uso de pontas e curetas desgastadas ou não específicas para esta finalidade, podem causar danos às estruturas dentárias. Portanto, é fundamental que o cirurgião-dentista seja treinado e familiarizado com as técnicas e ajustes corretos do equipamento ultrassônico.

O ultrassom odontológico também pode ser utilizado para outros fins além da profilaxia. Ele pode auxiliar na limpeza de restaurações dentárias, como coroas e próteses, removendo resíduos de cimento. O ultrassom também pode ser usado para realizar pequenas cirurgias periodontais, em retrocirurgias, na instrumentação endodôntica e em preparos cavitários de restaurações diretas e até mesmo em exodontias.

Entenda também sobre: Raspagem supragengival e raspagem subgengival, clique aqui!

Evolução do ultrassom odontológico para o ultrassom Piezoelétrico

A piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais de gerarem corrente elétrica a partir de uma pressão mecânica. Na odontologia, utiliza-se o efeito contrário piezoelétrico, que é submeter esses cristais numa corrente elétrica para que eles se movimentem. Dessa forma, os cristais piezoelétricos, quando submetidos a esta tensão, oscilam, expandindo e contraindo em uma velocidade ultrassônica. Tal movimento é captado e transferido para a ponta, fazendo com que ela vibre.

Equipamentos modernos como o ultrassom clínico Piezoelétrico, o CombiTouch da Mectron, otimizam o tempo de trabalho pela sua eficiência e minimizam a sensibilidade e incômodo que o paciente pode apresentar, devido à uma tecnologia de feedback system, que regula automaticamente a frequência de acordo com o tecido em contato. Já o Soft Mode é o responsável por suavizar o impacto da ponta no dente, sem alterar a “potência” do equipamento. Tal diferencial é ideal para pacientes com elevada sensibilidade. Além desse modo suavizador, o equipamento mantém a água aquecida em 27ºC, o que aumenta o conforto dos pacientes.

Veja abaixo como o CombiTouch da Mectron pode ajudar você a realizar o procedimento:

Considerações Finais sobre o tema profilaxia dentária

Em conclusão, o uso do ultrassom em profilaxias dentárias oferece uma série de benefícios significativos. Sua eficiência na remoção de tártaro e placa bacteriana, juntamente com o menor desconforto para o paciente, tornam-no uma opção atraente na prática odontológica.

Muitas tecnologias foram introduzidas e melhoradas no ramo da Odontologia para auxiliar o trabalho do cirurgião-dentista e otimizar os resultados clínicos. Se você é dentista e deseja modernizar o consultório com equipamentos de alta tecnologia, como o Piezo Clínico, entre em contato com o time de consultores da Implantec estará pronto para atendê-lo.