Skip to main content

Os implantes são uma solução duradoura para pacientes com dentes perdidos . Muitas vezes, as próteses totais ou parciais removíveis são incômodas e pouco estéticas para os pacientes, além de não restabelecerem a função mastigatória satisfatoriamente. Muito já se foi abordado em nossos artigos sobre os implantes dentários, os tipos e as propriedades que eles devem apresentar, mas agora, vamos discorrer sobre os benefícios desse tratamento que é tão famoso e desejado na população. Aproveite a leitura do nosso artigo: “Quais são os tipos de implantes dentários?”.  Vejamos agora sobre os Benefícios do implante dentário:

 

Evolução e tecnologia dos Benefícios do implante dentário

O ramo da Implantodontia está em crescente ascendência e muitas tecnologias estão ajudando-a a se tornar mais precisa, segura e eficaz. É imprescindível a escolha de um cirurgião-dentista que esteja atualizado com as mais recentes técnicas para garantir o melhor resultado possível do procedimento. A tecnologia e as técnicas disponíveis permitem aos cirurgiões-dentistas planejar e realizar implantes dentários de forma mais precisa, segura e personalizada do que nunca.

 

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são uma peça de titânio ou outro material biocompatível, como a zircônia por exemplo, (leia mais em “Implantes de zircônia: um novo conceito”) que é inserido no da maxila ou mandíbula para substituir um dente ausente. 

O processo de colocação do implante geralmente envolve várias consultas com o cirurgião-dentista e o tratamento total pode levar de alguns meses a mais de um ano, dependendo do caso.

 

Benefícios

Os implantes dentários são uma solução de longo prazo para a substituição de um ou mais dentes perdidos, proporcionando uma série de benefícios tanto estéticos quanto funcionais. Podemos citar dentre os benefícios dos implantes dentários:

  1. Restabelecimento da função mastigatória: os implantes dentários são projetados para serem instalados e substituírem os dentes, permitindo uma mastigação eficiente e confortável.
  2. Melhoria da aparência e autoestima: os implantes dentários são uma ótima opção estética para a substituição dos dentes ausentes, proporcionando um sorriso e resultado mais naturais
  3. Prevenção de perda óssea: as perdas dentárias podem trazer um processo de atrofia e remodelação do osso alveolar. A instalação de implantes dentários podem evitar a perda óssea e manter a estrutura óssea da maxila e da mandíbula.
  4. Durabilidade e facilidade: a instalação de implantes dentários é um tratamento permanente, se bem realizado e acompanhado, e não precisam ser removidos para a limpeza, como as próteses dentárias convencionais.

Quem é um candidato para a instalação de implantes dentários?

Apesar de ser uma ótima opção para substituição de pacientes edêntulos, nem todo mundo é um candidato para implantes dentários. Para ser elegível para o procedimento, é necessário ter uma boa saúde bucal e geral, incluindo gengivas saudáveis ​​e densidade óssea suficiente para suportar o implante. Se o paciente for fumante ou possuir alguma condição médica que afeta a cicatrização óssea, pode ser necessário discutir outras opções de tratamento.

Além disso, é importante ter expectativas realistas sobre o processo e o resultado do tratamento. O procedimento pode levar tempo e requer compromisso e paciência. É importante seguir as instruções do dentista para garantir uma recuperação adequada e um resultado satisfatório.

Cuidados e acompanhamento

Para garantir que seus implantes dentários durem o máximo possível, é essencial cuidar deles adequadamente. Isso inclui uma excelente e regular higienização oral, retornos ao dentista para consultas de rotina, evitar alimentos duros e/ou pegajosos que possam danificar as próteses sobre implantes. 

Considerações Finais

Os implantes dentários podem oferecer uma segunda chance para aqueles pacientes que perderam dentes e desejam recuperar a função, a confiança em seu sorriso e qualidade de vida. Diante dos inúmeros benefícios que os implantes dentários podem trazer, é pertinente considerar o tratamento como peça chave e segura para a reabilitação oral. Entre em contato para saber mais sobre biomateriais e componentes que ajudarão seus procedimentos cirúrgicos serem mais eficazes e com qualidade garantida com a Purgo.